Introdução
Alguns alunos têm receio, quando o tema é trigonometria. Aí vem aquela famosa pergunta:- Para que vou usar isso?
Você já pensou em aprender esse conteúdo, em primeiro lugar pesquisando para responder esta pergunta?
Vamos aproveitar e construir gráficos utilizando software como o winplot? Será bem interessante.
Objetivo
Saber, que a trigonometria é usada em várias áreas das ciências, como a engenharia, a física, a astronomia, a navegação, etc.Saber que o estudo da trigonometria está associado à figura do triângulo retângulo, ao ciclo trigonométrico.
Construir gráficos utilizando o software winplot.
Tarefa
1 - Realizar pesquisa em grupo sobre a utilidade da trigonometria2 - Apresentar esses trabalhos de pesquisa
3 - Resolver exercícios situação de aprendizagem 3 do caderno do aluno 1 e fazer correção dos gráficos com o winplot
Orientação da Tarefa
1- Pesquisar sobre trigonometria utilizando as referências bibliográficas.2- Orientação para uso do winplot.
- Clique,nessa ordem: janela, dim-2, ver,grade (em grade, colocar pi/2 em intervalo de x e clicar em pi, retangular, pontilhado), aplicar, fechar.
- Equação, explicita, digitar a equação já tem xsin(x), onde e está sin(x) deixar assim, você poderá alterar outros valores. Exemplo 2sin(x) – 3, escolha uma cor e ok. O seu gráfico estará pronto.
Tempo previsto: Cronograma
Atividade a ser realizada no decorrer do bimestre
Competências e Habilidades desenvolvidas:
- Ler e interpretar;
- Localizar informações;
- Realizar pesquisas na utilização da trigonometria;
- Estabelecer relação entre senos, cossenos e tangentes;
- Realizar cálculos matemáticos:
- Construir e interpretar gráficos;
- Identificar período, imagem e amplitude no gráfico.
- Saber utilizar o winplot
Avaliação
A avaliação será feita através da observação e acompanhamento constantes do professor e a entrega de trabalho de pesquisa e os gráficos:1 - Desenvolvimento da atividade
2 - Apresentação do trabalho
3 - Participação do aluno
4 - Verificação das tabelas e gráficos.
5 - Nota valendo de 0 a 10 quando for entregue na data marcada, de 0 a 8 em uma segunda data.
Referências
- http://www.scribd.com/doc/19942994/A-Historia-da-Trigonometria- http://aulasdematem.blogspot.com/2008/05/aplicao-da-trigonometria-no-nosso-dia.html
http://www.profgarcia.xpg.com.br/Aplicacoes_praticas_da_Trigonometria.htm
- http://www.cesec.ufpr.br/pet/biblioteca/diversos/trigonometria/pdf
- http://www.educador.brasilescola.com/estratégias-ensino/circulo-trigonometrico.htm
- http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/plano-aula-trigonometria-no-triangulo-retangulo-no-.htm
- http://www.youtube.com/watch?v=sReTktTAsuo
- GIOVANNI, José Ruy. A Conquista da Matemática. 8ª série . Editora FTD
- FILHO, Benigno Barreto - Aula por aula – 2º EM
- caderno do aluno1 e situação de aprendizagem 3
Conclusão
Na realização deste trabalho aprendemos para que serve a trigonometria e sua aplicação em diversas profissões e no dia a dia. Aprendemos também a utilizar um software (winplot), facilitando o aprendizado e ficando mais interessante a correção de exercícios, propostos na apostila.
Olá!!!
ResponderExcluirAchei muito legal esse programa de gerar gráficos, gostei muito e parabéns pela atividade sugerida, principalmente com as referencias onde os alunos pode ir e pesquisar.
muito legal parabéns.
Olá! Boa Tarde.
ResponderExcluirFicou interessante a forma que você desenvolveu a montagem do projeto.
Prof. João
Otima aula, mostrou um grande avanço na educação.
ResponderExcluirmuito interesante recomendo a vocês!!!!
ResponderExcluiradorei a aula pois eu aprendi a matéria que eu tinha duvida...
ResponderExcluirOlá achei muito divertido esse programa de criação de graficos,com uma aula diferente todos aprendem melhor.
ResponderExcluirDany
Muito legal esse programa de gerar gráficos,muito interesante parabéns pela atividade sugerida.
ResponderExcluirparabéns!!
ResponderExcluirAdorei a aula de hoje,pelo menos com essas aulas sai daquela mesmice, e com a professora Lirian as aulas ficam melhor ainda, pq ela sabe realmente explicar a materia.
ResponderExcluirkatherine
Achei a atividade muito legal
ResponderExcluirajuda bastante a montar graficos
e facilita muito.Parabéns pelo
blog
gostei muito dessa ideia,vai virar moda !!
ResponderExcluireu amei fazer isso
ResponderExcluirmuito bom!
ResponderExcluirparabens!!
a professora é muito organizada.
ACHEI OTIMO E MUITO LEGAL
ResponderExcluirparabens professora obrigado por no ensinar
ResponderExcluirAchei a aula muito legal e interativa.
ResponderExcluirTodos os alunos interagiram igualmente com a aula e todos tiveram um bom aproveitamento.
A organização da professora contribuiu muito para que a aula fosse proveitosa.Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto.
a aula foi muito proveitosa e interessante.fez com que os alunos interagissem e desse uma importancia maior a aula.com esses recursos novos e a organização da professora facilitou muito o aprendizado.espero que possamos usar muitas vezes mais no ano que vem e que esse avanço só venha crescer a cada dia.
ResponderExcluirParticipei da primeira experiência, aprendi e cresci como pessoal depois dessa aula fascinante.
ResponderExcluirCom profissionais adequados e tecnologia de primeira, a qualidade das aulas melhoraram muito, e isso reflete nos alunos de hoje para os profissionais de amanhã.
ResponderExcluirFoi uma das melhores aulas, essa experiência com a lousa digital nos proporcionou um conhecimento tecnológico dos tempos atuais.
ResponderExcluir