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ESTATÍSTICA
Média aritmética : É a razão entre a soma dos valores numérico e a quantidade deles. É soma dos valores dados dividido pela quantidade de valores. E o valor médio.
Exemplo - Considerando os números 3 , 5, 2, 7, 4, 6, 3, 2 calcule a média aritmética:
Moda: É o valor que mais se repete numa lista numérica.
Exemplo – 3, 5, 7, 4, 6, 3
Se os valores não possuem números repetidos, então não há moda, ou seja, amodal.
Exemplo – 3, 4, 8
Se tiver – Dois números que mais se repetem chama-se bimodal
Exemplo – 3, 3, 4, 5, 5, 6, 7
Se tiver – Três números que se repetem chama-se trimodal
Exemplo – 1, 1, 2, 3, 4, 4, 5, 6, 7, 7
Mediana: Os valores devem ser colocados em ordem crescente ou decrescente. Mediana é o número que se encontra no meio da sequência. Se tiver uma quantidade pares de elementos , some os dois números centrais e divida por dois para encontrar a mediana.
Exemplo 1
2,4,2,8,1
Ordene
1, 2, 2, 4, 8 portanto a mediana é 2
Exemplo 2
4, 4, 6, 7, 3, 2
Ordene
2, 3, 3, 4, 6, 7 portanto soma
Variância: Subtraia dos valores dados, pela média, eleve ao quadrado, some todos os resultados e divida a soma pela quantidade de valores.
È a média do quadrado da distância de cada ponto até a média, ou seja é a média dos quadrados dos desvios.
Exemplo: Se a média da classe for 3, então
Nota | Frequência |
1 | 3 |
2 | 3 |
3 | 3 |
4 | 1 |
5 | 4 |
(1-3)2 +(1-3)2 +(1-3)2 +(2-3)2 +(2-3)2 +(2-3)2 +(3-3)2 +(3-3)2 +(3-3)2 +(4-3)2 +(5-3)2+(5-3)2+(5-3)2+(5-3)2 =
14
4 + 4 + 4 + 1 + 1 + 1 + 0 + 0 + 0 + 1 + 2 + 2 + 2 + 2 = 24 = 1,714285...
14 14
Desvio Padrão: É a raiz quadrada da variância. É a distância que esse valor está da média. Quanto mais perto da média esse valor for melhor será. Indica quão afastado os seus dados em relação da média.
Exemplo:
s = = 1,309
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Tabela 1- 1º bimestre
Nota | Frequência |
1 | 1 |
2 | 1 |
3 | 1 |
4 | 3 |
5 | 8 |
6 | 8 |
7 | 9 |
8 | 6 |
9 | 2 |
10 | 1 |
Tabela 2 – 2º bimestre
Nota | Frequência |
1 | 5 |
2 | 11 |
3 | 6 |
4 | 5 |
5 | 6 |
6 | 3 |
7 | 3 |
8 | 2 |
9 | 2 |
10 | 0 |
Tabela 3 – 3º bimestre
Nota | Frequência |
1 | 2 |
2 | 4 |
3 | 7 |
4 | 6 |
5 | 7 |
6 | 10 |
7 | 5 |
8 | 3 |
9 | 1 |
10 | 0 |
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Exercício 1 –a
1º Bimestre
1 + 1 + 1 + 3 + 8 + 8 + 9 + 6 + 2 + 1 = 40
2º Bimestre
5 + 11 + 6 + 5 + 6 + 3 + 3 + 2 + 2 + 0 = 43
3º Bimestre
2 + 4 + 7 + 6 + 7 + 10+ 5 + 3 + 1 + 0 = 45
Exercícios 1 – b
Exercícios 1- c
1º BIMESTRE
ACIMA DA MÉDIA
40 alunos = 100 %
34 alunos = x
40 x = 3400
x =
x = 85 %
ABAIXO DA MÉDIA
100 % - 85 % = 15 %
2º BIMESTRE
ACIMA DA MÉDIA
43 alunos = 100 %
16 alunos = x
43 x = 1600
x =
x = 37,2 % aproximadamente
ABAIXO DA MÉDIA
100 % - 37,2 % = 62, 8 aproximadamente
3º BIMESTRE
ACIMA DA MÉDIA
45 alunos = 100 %
26 alunos = x
45 x = 2600
x =
x = 57,77 % aproximadamente
ABAIXO DA MÉDIA
100% - 57,77% = 42,23 % aproximadamente
Exercício 1- d
1º BIMESTRE
1 x 1 + 2 x 1 + 3 x 1 + 4 x 3 + 5 x 8 + 6 x 8 + 7 x 9 + 8 x 6 + 9 x 2 + 10 x 1 =
1 + 2 + 3 + 12 + 40 + 48 + 63 + 48 + 18 + 10 = = 6,125
2º BIMESTRE
1 x 5 + 2 x 11 + 3 x 6 + 4 x 5 + 5 x 6 + 6 x 3 + 7 x 3 + 8 x 2 + 9 x 2 + 10 x 0 =
5 + 22 + 18 +20 + 30 + 18 + 21 + 16 + 18 + 0 = = 3,9 aproximadamente
3º BIMESTRE
1 x 2 + 2 x 4 + 3 x 7 + 4 x 6 + 5 x 7 + 6 x 10 + 7 x 5 + 8 x 3 + 9 x 1 + 10 x 0 =
2 + 8 + 21 + 24 +35 + 60 + 35 + 24 + 9 + 0 = =4,06 aproximadamente
Exercício 1- e
1º BIMESTRE
ACIMA DA MÉDIA
18 alunos
2º BIMESTRE
ACIMA DAMÉDIA
21 alunos
3º BIMESTRE
ACIMA DA MÉDIA
26 alunos
1º BIMESTRE
ABAIXO DA MÉDIA
22 alunos
2º BIMESTRE
ABAIXO DA MÉDIA
22 alunos
3º BIMESTRE
ABAIXO DA MÉDIA
19 alunos
Sorteio dos grupos para correção dos exercícios utilizando uma página em branco na lousa digital
1- Um dos requisitos para que haja aprovação do aluno é que o mesmo tenha 75% de freqüência aos dias letivos.
Observe o gráfico e responda:
No 1º bimestre, quantos alunos tiveram essa freqüência considerando que foram 40 aulas durante o bimestre, e no mesmo estavam matriculados 40 alunos?
a) 30
b) 40
c) 25
d) 37
2- Observe o gráfico e responda:
Calcule o números de alunos tiveram freqüência acima de 75% durante o 2º bimestre,considerando que foram 38 aulas e 43 alunos matriculados?
a) 36
b) 43
c) 24
d) 28
3- Calcule a porcentagem de alunos que alcançaram presença satisfatória ( 75% )nos três bimestres . ( 1º bimestre – 40 aulas, 2º bimestre – 38 anulas, 3º bimestre – 40 aulas)
Faltas totais – 8 – 8 – 2 – 50 – 16 – 12 – 16 – 14 – 12 – 6 – 64 – 12 – 28 – 2 – 0 – 2 – 20 – 22 – 14 – 36 – 4 – 6 – 4 – 24 – 6 – 14 – 22 – 14 – 8 – 6– 14 – 20 – 16 – 10 – 16 – 12 – 8 – 2 – 0 – 4 – 14 – 12 – 38 – 16 – 4 |
a) 91,11 %
b) 88,5 %
c) 29,5 %
d) 75 %
4- Qual é a média de faltas no 3º bimestre por aluno?
a) 7,28
b) 5,53
c) 12,4
d) 9,25
5- Qual é o valor aproximado do desvio padrão em relação a faltas dos alunos no primeiro bimestre?
a) 5,03
b) 4,8
c) 3,4
d) 7,25
6- A mediana que representa o número de faltas dos alunos no 2º bimestre é:
Quantidade faltas | Números de alunos |
0 | 8 |
2 | 12 |
4 | 8 |
6 | 6 |
8 | 3 |
10 | 3 |
12 | 2 |
14 | 0 |
16 | 1 |
18 | 1 |
20 | 0 |
22 | 0 |
24 | 0 |
26 | 0 |
28 | 0 |
30 | 0 |
32 | 0 |
34 | 1 |
a) 2
b) 4
c) 6
d) 8
7- A moda que representa a quantidade de faltas dos alunos no 1º bimestre é:
Quantidade de Faltas | Número de alunos |
0 | 12 |
2 | 10 |
4 | 5 |
6 | 4 |
8 | 3 |
10 | 3 |
12 | 0 |
14 | 1 |
16 | 0 |
18 | 0 |
20 | 2 |
a) 12
b) 40
c) 0
d) 37
8- Qual é a porcentagem dos alunos que possuem nota abaixo da média nos três bimestres, considerando 43 alunos?
a) 15 %
b) 11,62 %
c) 7,28 %
d) 25, 5%
9- Qual é a porcentagem dos alunos com todas as notas acima da média nos três bimestres? ( considere 43 alunos)
a) 88,38 %
b) 25 %
c) 18,45%
d) 27,9 %
10- A variância que representa o número de faltas dos alunos no 1º bimestre é aproximadamente:
Quantidade de Faltas | Número de alunos |
0 | 12 |
2 | 10 |
4 | 5 |
6 | 4 |
8 | 3 |
10 | 3 |
12 | 0 |
14 | 1 |
16 | 0 |
18 | 0 |
20 | 2 |
a) 15,86
b) 25,31
c) 12,44
d) 9,6
Um aula diferente ja basta pra despertar o interesse. Mas o interesse apenas não basta para um aula.
ResponderExcluirA agilidade que o netbook proporciona, não havendo a necessidade de copiar matéria. Agora apenas temos que resolver os exercicios com o auxilio das inumeras ferramentas que a lousa oferece, que não nos auxiliam apenas na resolução, mas também incrementa a explicação da professora tornando-a ainda mais interativa.
Adorei a interatividade que os recursos utilizados na aula proporcionaram para nós alunos, inclusive o aluno especial de nossa sala conseguiu (e sempre consegue) acompanhar toda a matéria ensinada pela professora Lirian. Espero ter mais aulas desse tipo, pois a sala colabora mais e aprende com mais facilidade.
ResponderExcluirAdorei essa aula uma aula muito interessante e tivemos uma facilidade de aprender e poder acompanhar o desenvolvimento do Diego,muito legal poder saber que temos uma professora ótima para poder estar sempre nós ajudando quando precisamos.Espero poder sempre estar perto de reconhecer o esforço que a Lirian faz para nós ajudar sempre.
ResponderExcluirExcelente a aula com a ajuda dos nets e a lousa interativa, com muito mais facilidade, os alunos se interessaram mais pela aula de estatística e todos participaram em conjunto da matéria
ResponderExcluirTenho certeza de que todos os alunos que estavam prestes á fazer o exame do Enem conseguiu um bom rendimento nas questões que envolveram mediana. Show esse novo projeto estão todos de parabéns!
A aula rendeu muito mais com a tecnologia dos netbooks pois evita a perca de tempo passando matéria na lousa, além disso nós temos uma assitência muito maior, a aula não se limita a sala de aula em si e sim a todos os lugares que tenham acesso a rede. Muito Obrigado!
ResponderExcluirUma aula muito diferente,onde tem mais interatividade entre os alunos e a professora ..
ResponderExcluirGostei muito das aulas preparadas na sala digital,achei muito interessante a aula que ela fez pra o Diego,sei que nossa escola não tem aparelhos especias,mais enfim irei ajuda-la o maxímo.Lirian espero estar perto de reconhecer o esforço que voce fez para no ajudar.
ResponderExcluirEsse projeto está me ajudando bastante com meus estudos. Ja me ajudou muito com o Enem e agora que vou prestar vestibular, espero que me ajude.
ResponderExcluirAdorei esse projeto!
Gostei muito das aulas utilizando os netboks
ResponderExcluirfacilita o aprendizado e a interação com a aula.
A aula foi muito interessante, bem maisfacil de aprender o conteúdo :)
ResponderExcluirLirian amei as aulas na sala digital.
ResponderExcluiresta me ajudando bastante, alem disso o diego
nosso amigo. Parabens lirian
Adorei o projeto,as aulas estão interessantes e muito interativa.Tive oportunidade de trabalhar em grupo,elaborar gráficos,esclarecer dúvidas e refletir sobre minha nota;Estou na média mas pretendo melhorar neste último bimestre.
ResponderExcluirAmeii ter essa aula... De modo daferente e por meio da tecnologia conseguimos desenvolver uma aula legal e interessante. Tivemos muitas duvidas no começo,mas com a ajuda da Professora conseguimos tira-lás.Em fim.... Parabéns a todos...
ResponderExcluirAMEI ESSE PROJETO!!!
Gostei muito das aulas interativas,a tecnologia nos proporciona melhora na aprendizagem, o interesse dos alunos foi ótimo, pois fica cada vez mais fácil a interação.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirNão poderia deixar de postar nesse blog,depois da ótima experiência que tive.
Cheguei na escola a pouco tempo, por isso só participo do projeto a duas semanas. No entanto, percebi como as aulas são dinâmicas utilizando os netbooks, através deles é possível interagir melhor com todos na sala, o que aumenta o interesse dos alunos. Espero que o projeto continue não só em minha escola, mas em muitas outras, que esse projeto continue e seja ampliado cada vez mais.
Desse modo, muitos alunos que não gostam ou não conseguem aprender a matéria, terão mais uma ferramenta de auxilio.
Parabéns a todos!
Eu achei que o vídeo foi sensacional feito com muito carinho e pela grande mulher que é a Lirian.
ResponderExcluirEu espero que através desse trabalho, muitas coisas venham acontecer de bom, e também espero quando este trabalho for visto, venham despertar o interesse pela verdadeira inclusão por parte do poder público, pois o que estamos vivendo não é uma inclusão verdadeira. Há muitos deficientes visuais e também outras com outras necessidades especiais vivendo situações precárias dentro das escolas, devido o despreparo dos professores.
Desejo também esse vídeo seja a prova que quando um professor se dedique não só por um, mas por toda a classe e também que quando a classe se esforça grandes sonhos são realizado por exemplo este, como foi citado no video.
Quero também para encerrar este relatório agradecer a professora de educação especial Luzia, por ter cedido o espaço e também ter sido parte desta conquista.
Agradeço ao meu amigo Thales, por ter dado está grande contribuição neste trabalho que cada dia mais, professores (a) como a Lirian, venham estimular seus colegas a se dedicar por pessoas com dificuldades especiais e também por outros alunos.
Diego Vieira Silvino (Aluno deficiênte visual)
Nesse ano, aprendi diversas coisas durante a aula de matemática, forcei meu conhecimento na construção de gráficos no Excel. Tenho também uma coisa para dizer, fiquei na minha antiga escola 1 ano e 5 meses sem ter aula de matemática, com isso fiquei muito prejudicado em relação aos conteúdos. Mas neste ano conheci uma luz no fim do túnel, alguém apareceu para me ajudar. Ajudei a professora auxiliar o aluno deficiente visual no que precisava. Com isso aprendi muitas coisas com esse meu grande amigo, inclusive matemática, como (média, mediana, moda, variancia, desvio padrão e construir gráficos, tudo utilizando o Excel)
ResponderExcluirResumindo Adorei esse tempo que aprendi de verdade e com certeza fico muito grato, pois isso com certeza vou precisar no meu futuro.
Ass. Thales
Parabéns Lírian.
ResponderExcluirEste projeto seu foi perfeito, principalmente para alunos que tem dificuldades em matemática (me incluindo) tem nos mostrados um jeito mais fácil de estar resolvendo problemas matemáticos.
E o lado bom é que todos os alunos podem participar da aula. E o que mais me chamou a atenção é que mesmo um aluno com deficiência na visão, o nosso amigo o Diego, pode estar fazendo as atividades igualmente a nós.
Parabéns Lírian.
Deus Abençoe.
Alexandre Augusto - 3ºA