Minha História

Você acreditaria que uma das alunas da classe, que mais detestava matemática, um dia seria professora desta disciplina? Pois aconteceu comigo.
Quase reprovei o 6º e o 7º ano. Quando fui para o 8º ano, mudei de período e conheci a professora Beatriz. Eu era uma aluna bem comportada e morria de medo da minha nova professora porque ela era muito exigente.
Certo dia, a prof. Beatriz precisou sair da sala por algum tempo e disse:
- Quando eu voltar quero essas duas equações prontas...
Pedi ajuda para os colegas e para meu desespero, ninguém sabia. Então fiquei em pé, na frente de todos e disse:
- O que eu faço com esses números?
Foi aí que a professora voltou, me viu ali e disse:
- Muito bem, já que você está em pé aproveite e resolva a equação na lousa.
Quase morri de medo e ela deve ter lido isso no meu rosto. Com muito carinho e paciência ela disse: - Vou te ajudar – aproximando-se do quadro, resolveu a equação junto comigo, explicando direitinho.
Voltei para minha carteira e tentei resolver a próxima equação com os colegas. Consegui, acertei e ganhei um elogio da Prof. Beatriz. Passei a me esforçar mais e aos poucos fui entendendo cada vez a matemática. Não era difícil como eu pensava. Aliás, nem era difícil, eu é que não tinha entendido antes.
Depois disso, passei a gostar da matemática e decidi ser professora. Adivinha de qual disciplina? De matemática!
Hoje, procuro ajudar meus alunos assim como fez minha querida professora Beatriz. Sou formada em ciências com habilitação em matemática, especialista em matemática pela Unicamp e psicopedagoga institucional pelo Unasp Campus 3.

Abraços a todos e um ótimo estudo de matemática!

domingo, 30 de outubro de 2011

Estatística - 3º Ensino Médio





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ESTATÍSTICA
Média aritmética : É a razão entre a soma dos valores numérico e a quantidade deles. É soma dos valores dados dividido pela quantidade de valores. E o valor médio.
Exemplo -  Considerando os números  3 , 5,  2,  7,  4,  6,  3,  2 calcule a média aritmética:
Moda: É o valor que mais se repete numa lista numérica.
Exemplo – 3, 5, 7, 4, 6, 3
Se os valores não possuem números repetidos, então não há moda, ou seja, amodal.
Exemplo – 3, 4, 8
Se tiver – Dois números que mais se repetem chama-se bimodal
Exemplo – 3, 3, 4, 5, 5, 6, 7
Se tiver – Três números que se repetem chama-se trimodal
Exemplo – 1, 1, 2, 3, 4, 4, 5, 6, 7, 7
Mediana: Os valores devem ser colocados em ordem crescente ou decrescente. Mediana é o número que se encontra no meio da sequência. Se tiver uma quantidade pares de elementos , some os dois números centrais e divida por dois para encontrar a mediana.
Exemplo 1
2,4,2,8,1
Ordene
1, 2, 2, 4, 8 portanto a mediana é 2
Exemplo 2
4, 4, 6, 7, 3, 2
Ordene
2, 3, 3, 4, 6, 7 portanto soma
Variância: Subtraia  dos valores dados, pela média,  eleve ao quadrado, some todos os resultados e divida a soma pela quantidade de valores.
È a média do quadrado da distância de cada ponto até a média, ou seja é a média dos quadrados dos desvios.
Exemplo: Se a média da classe for 3, então

Nota
Frequência
1
3
2
3
3
3
4
1
5
4

(1-3)2 +(1-3)2 +(1-3)2 +(2-3)2 +(2-3)2 +(2-3)2 +(3-3)2 +(3-3)2 +(3-3)2 +(4-3)2 +(5-3)2+(5-3)2+(5-3)2+(5-3)2 =
                                                   14

4 + 4 + 4 + 1 + 1 + 1 + 0 + 0 +  0 + 1 + 2 + 2 + 2 + 2  = 24  = 1,714285...
                                           14                                             14
Desvio Padrão: É a raiz quadrada da variância. É a distância que esse valor está da média. Quanto mais perto da média esse valor for melhor será. Indica quão afastado os seus dados em relação da média.
Exemplo:
s =  = 1,309


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Tabela 1- 1º bimestre                

Nota
Frequência
1
1
2
1
3
1
4
3
5
8
6
8
7
9
8
6
9
2
10
1


Tabela 2 – 2º bimestre

Nota
Frequência
1
5
2
11
3
6
4
5
5
6
6
3
7
3
8
2
9
2
10
0















Tabela 3 – 3º bimestre

Nota
Frequência
1
2
2
4
3
7
4
6
5
7
6
10
7
5
8
3
9
1
10
0


Link

Exercício 1 –a
1º Bimestre
1 + 1 + 1 + 3 + 8 + 8 + 9 + 6 + 2 + 1 = 40

2º Bimestre
5 + 11 + 6 + 5 + 6 + 3 + 3 + 2 + 2 + 0 = 43

3º Bimestre
2 + 4 + 7 + 6 + 7 + 10+ 5 + 3 + 1 + 0 = 45

Exercícios 1 – b








Exercícios 1- c



      1º BIMESTRE
ACIMA DA MÉDIA

40 alunos = 100 %
34 alunos =   x

40 x = 3400

x =          

x  =  85 %

ABAIXO DA MÉDIA

100 % -  85 % =  15 %


2º BIMESTRE
ACIMA DA MÉDIA
43 alunos = 100 %
16 alunos =  x

43 x = 1600

x = 

x = 37,2 % aproximadamente

ABAIXO DA MÉDIA
100 % - 37,2 %  =  62, 8  aproximadamente

3º BIMESTRE
ACIMA DA MÉDIA
45 alunos = 100 %
26  alunos     =  x

45 x = 2600

x = 
x =   57,77 %  aproximadamente

ABAIXO DA MÉDIA
100%  -  57,77% =  42,23 %  aproximadamente

Exercício 1- d
1º BIMESTRE
1 x 1 + 2 x 1 + 3 x 1 + 4 x 3 + 5 x 8 + 6 x 8 + 7 x 9 + 8 x 6 + 9 x 2 + 10 x 1 =
1 + 2 + 3 + 12 + 40 + 48 + 63 + 48 + 18 + 10  =  = 6,125

2º BIMESTRE
1 x 5 + 2 x 11 + 3 x 6 + 4 x 5 + 5 x 6 + 6 x 3 + 7 x 3 + 8 x 2 + 9 x 2 + 10 x 0 =

5 + 22 + 18 +20 + 30 + 18 + 21 + 16 + 18 + 0 =    = 3,9 aproximadamente

3º BIMESTRE
1 x 2 + 2 x 4 + 3 x 7 + 4 x 6 + 5 x 7 + 6 x 10 + 7 x 5 + 8 x 3 + 9 x 1 + 10 x 0 =

2 + 8 + 21 + 24 +35 + 60 + 35 + 24 + 9 + 0 =  =4,06 aproximadamente

Exercício 1- e
1º BIMESTRE
ACIMA DA MÉDIA
18 alunos

2º BIMESTRE
ACIMA DAMÉDIA
21 alunos

3º BIMESTRE
ACIMA DA MÉDIA
26 alunos

1º BIMESTRE
ABAIXO DA MÉDIA
22 alunos

2º BIMESTRE
ABAIXO DA MÉDIA
22 alunos

3º BIMESTRE
ABAIXO DA MÉDIA
19 alunos




                    
                                                         


Sorteio dos grupos para correção dos exercícios utilizando uma página em branco na lousa digital



                                                                               


1-                  Um dos requisitos para que haja aprovação do aluno é que o mesmo tenha 75% de freqüência aos dias letivos.
Observe o gráfico e responda:
No 1º bimestre, quantos alunos tiveram essa freqüência considerando que foram 40 aulas durante o bimestre, e no mesmo estavam matriculados 40 alunos?

a)      30
b)      40
c)       25
d)      37
2-      Observe o gráfico e responda:
Calcule o números de alunos tiveram freqüência acima de 75% durante o 2º bimestre,considerando que foram 38 aulas e 43 alunos matriculados?
a) 36
b) 43
c)  24
d) 28


3-      Calcule a porcentagem de alunos que alcançaram presença satisfatória ( 75% )nos três bimestres . ( 1º bimestre – 40 aulas, 2º bimestre – 38 anulas, 3º bimestre – 40 aulas)

Faltas totais – 8 – 8 – 2 – 50 – 16 – 12 – 16 – 14 – 12 – 6 – 64 – 12 – 28 – 2 – 0 – 2 – 20 – 22 –
14 – 36 – 4 – 6 – 4 – 24 – 6 – 14 – 22 – 14 – 8 – 6– 14 – 20 – 16 – 10 – 16 – 12 – 8 – 2 – 0 – 4 – 14 – 12 – 38 – 16 – 4


a) 91,11 %
b) 88,5 %
c) 29,5 %
d) 75 %

4-      Qual é a média de faltas no 3º bimestre por aluno?
a)  7,28
b)  5,53
c)  12,4
d)  9,25

5-  Qual é o valor aproximado do desvio padrão em relação a faltas dos alunos no primeiro bimestre?

a) 5,03
b) 4,8
c) 3,4
d) 7,25

6-        A mediana que representa o número de faltas dos alunos no 2º bimestre é:


Quantidade faltas
Números de alunos
0
8
2
12
4
8
6
6
8
3
10
3
12
2
14
0
16
1
18
1
20
0
22
0
24
0
26
0
28
0
30
0
32
0
34
1











 a) 2
b) 4
c) 6
d) 8

7-        A moda que representa a quantidade de faltas dos alunos no 1º bimestre é:

Quantidade de Faltas
Número de alunos
0
12
2
10
4
5
6
4
8
3
10
3
12
0
14
1
16
0
18
0
20
2













a) 12
b)  40
c)  0
d)  37

8-      Qual é a porcentagem dos alunos que possuem nota abaixo da média nos três bimestres, considerando  43 alunos?
a)   15 %
b)   11,62 %
               c)   7,28 %
d)   25, 5%
9-      Qual é a porcentagem dos alunos com todas as notas acima da média nos três bimestres? ( considere 43 alunos)
a)  88,38 %
b)  25 %
c)  18,45%
d) 27,9 %

10-    A variância que representa o número de faltas dos alunos no 1º bimestre é aproximadamente:

Quantidade de Faltas
Número de alunos
0
12
2
10
4
5
6
4
8
3
10
3
12
0
14
1
16
0
18
0
20
2













a) 15,86
b) 25,31
c) 12,44
d) 9,6


18 comentários:

  1. Um aula diferente ja basta pra despertar o interesse. Mas o interesse apenas não basta para um aula.
    A agilidade que o netbook proporciona, não havendo a necessidade de copiar matéria. Agora apenas temos que resolver os exercicios com o auxilio das inumeras ferramentas que a lousa oferece, que não nos auxiliam apenas na resolução, mas também incrementa a explicação da professora tornando-a ainda mais interativa.

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  2. Adorei a interatividade que os recursos utilizados na aula proporcionaram para nós alunos, inclusive o aluno especial de nossa sala conseguiu (e sempre consegue) acompanhar toda a matéria ensinada pela professora Lirian. Espero ter mais aulas desse tipo, pois a sala colabora mais e aprende com mais facilidade.

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  3. Adorei essa aula uma aula muito interessante e tivemos uma facilidade de aprender e poder acompanhar o desenvolvimento do Diego,muito legal poder saber que temos uma professora ótima para poder estar sempre nós ajudando quando precisamos.Espero poder sempre estar perto de reconhecer o esforço que a Lirian faz para nós ajudar sempre.

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  4. Excelente a aula com a ajuda dos nets e a lousa interativa, com muito mais facilidade, os alunos se interessaram mais pela aula de estatística e todos participaram em conjunto da matéria
    Tenho certeza de que todos os alunos que estavam prestes á fazer o exame do Enem conseguiu um bom rendimento nas questões que envolveram mediana. Show esse novo projeto estão todos de parabéns!

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  5. A aula rendeu muito mais com a tecnologia dos netbooks pois evita a perca de tempo passando matéria na lousa, além disso nós temos uma assitência muito maior, a aula não se limita a sala de aula em si e sim a todos os lugares que tenham acesso a rede. Muito Obrigado!

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  6. Uma aula muito diferente,onde tem mais interatividade entre os alunos e a professora ..

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  7. Gostei muito das aulas preparadas na sala digital,achei muito interessante a aula que ela fez pra o Diego,sei que nossa escola não tem aparelhos especias,mais enfim irei ajuda-la o maxímo.Lirian espero estar perto de reconhecer o esforço que voce fez para no ajudar.

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  8. Esse projeto está me ajudando bastante com meus estudos. Ja me ajudou muito com o Enem e agora que vou prestar vestibular, espero que me ajude.

    Adorei esse projeto!

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  9. Gostei muito das aulas utilizando os netboks
    facilita o aprendizado e a interação com a aula.

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  10. A aula foi muito interessante, bem maisfacil de aprender o conteúdo :)

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  11. Rafael Fulanetto 3°A3 de novembro de 2011 às 16:44

    Lirian amei as aulas na sala digital.
    esta me ajudando bastante, alem disso o diego
    nosso amigo. Parabens lirian

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  12. Adorei o projeto,as aulas estão interessantes e muito interativa.Tive oportunidade de trabalhar em grupo,elaborar gráficos,esclarecer dúvidas e refletir sobre minha nota;Estou na média mas pretendo melhorar neste último bimestre.

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  13. Ameii ter essa aula... De modo daferente e por meio da tecnologia conseguimos desenvolver uma aula legal e interessante. Tivemos muitas duvidas no começo,mas com a ajuda da Professora conseguimos tira-lás.Em fim.... Parabéns a todos...
    AMEI ESSE PROJETO!!!

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  14. Gostei muito das aulas interativas,a tecnologia nos proporciona melhora na aprendizagem, o interesse dos alunos foi ótimo, pois fica cada vez mais fácil a interação.

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  15. Olá,
    Não poderia deixar de postar nesse blog,depois da ótima experiência que tive.
    Cheguei na escola a pouco tempo, por isso só participo do projeto a duas semanas. No entanto, percebi como as aulas são dinâmicas utilizando os netbooks, através deles é possível interagir melhor com todos na sala, o que aumenta o interesse dos alunos. Espero que o projeto continue não só em minha escola, mas em muitas outras, que esse projeto continue e seja ampliado cada vez mais.
    Desse modo, muitos alunos que não gostam ou não conseguem aprender a matéria, terão mais uma ferramenta de auxilio.
    Parabéns a todos!

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  16. Eu achei que o vídeo foi sensacional feito com muito carinho e pela grande mulher que é a Lirian.
    Eu espero que através desse trabalho, muitas coisas venham acontecer de bom, e também espero quando este trabalho for visto, venham despertar o interesse pela verdadeira inclusão por parte do poder público, pois o que estamos vivendo não é uma inclusão verdadeira. Há muitos deficientes visuais e também outras com outras necessidades especiais vivendo situações precárias dentro das escolas, devido o despreparo dos professores.
    Desejo também esse vídeo seja a prova que quando um professor se dedique não só por um, mas por toda a classe e também que quando a classe se esforça grandes sonhos são realizado por exemplo este, como foi citado no video.
    Quero também para encerrar este relatório agradecer a professora de educação especial Luzia, por ter cedido o espaço e também ter sido parte desta conquista.
    Agradeço ao meu amigo Thales, por ter dado está grande contribuição neste trabalho que cada dia mais, professores (a) como a Lirian, venham estimular seus colegas a se dedicar por pessoas com dificuldades especiais e também por outros alunos.
    Diego Vieira Silvino (Aluno deficiênte visual)

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  17. Nesse ano, aprendi diversas coisas durante a aula de matemática, forcei meu conhecimento na construção de gráficos no Excel. Tenho também uma coisa para dizer, fiquei na minha antiga escola 1 ano e 5 meses sem ter aula de matemática, com isso fiquei muito prejudicado em relação aos conteúdos. Mas neste ano conheci uma luz no fim do túnel, alguém apareceu para me ajudar. Ajudei a professora auxiliar o aluno deficiente visual no que precisava. Com isso aprendi muitas coisas com esse meu grande amigo, inclusive matemática, como (média, mediana, moda, variancia, desvio padrão e construir gráficos, tudo utilizando o Excel)
    Resumindo Adorei esse tempo que aprendi de verdade e com certeza fico muito grato, pois isso com certeza vou precisar no meu futuro.
    Ass. Thales

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  18. Parabéns Lírian.
    Este projeto seu foi perfeito, principalmente para alunos que tem dificuldades em matemática (me incluindo) tem nos mostrados um jeito mais fácil de estar resolvendo problemas matemáticos.
    E o lado bom é que todos os alunos podem participar da aula. E o que mais me chamou a atenção é que mesmo um aluno com deficiência na visão, o nosso amigo o Diego, pode estar fazendo as atividades igualmente a nós.
    Parabéns Lírian.
    Deus Abençoe.
    Alexandre Augusto - 3ºA

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