Minha História

Você acreditaria que uma das alunas da classe, que mais detestava matemática, um dia seria professora desta disciplina? Pois aconteceu comigo.
Quase reprovei o 6º e o 7º ano. Quando fui para o 8º ano, mudei de período e conheci a professora Beatriz. Eu era uma aluna bem comportada e morria de medo da minha nova professora porque ela era muito exigente.
Certo dia, a prof. Beatriz precisou sair da sala por algum tempo e disse:
- Quando eu voltar quero essas duas equações prontas...
Pedi ajuda para os colegas e para meu desespero, ninguém sabia. Então fiquei em pé, na frente de todos e disse:
- O que eu faço com esses números?
Foi aí que a professora voltou, me viu ali e disse:
- Muito bem, já que você está em pé aproveite e resolva a equação na lousa.
Quase morri de medo e ela deve ter lido isso no meu rosto. Com muito carinho e paciência ela disse: - Vou te ajudar – aproximando-se do quadro, resolveu a equação junto comigo, explicando direitinho.
Voltei para minha carteira e tentei resolver a próxima equação com os colegas. Consegui, acertei e ganhei um elogio da Prof. Beatriz. Passei a me esforçar mais e aos poucos fui entendendo cada vez a matemática. Não era difícil como eu pensava. Aliás, nem era difícil, eu é que não tinha entendido antes.
Depois disso, passei a gostar da matemática e decidi ser professora. Adivinha de qual disciplina? De matemática!
Hoje, procuro ajudar meus alunos assim como fez minha querida professora Beatriz. Sou formada em ciências com habilitação em matemática, especialista em matemática pela Unicamp e psicopedagoga institucional pelo Unasp Campus 3.

Abraços a todos e um ótimo estudo de matemática!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Construção de gráfico Utilizando o Winplot

Introdução
Alguns alunos têm receio, quando o tema é trigonometria. Aí vem aquela famosa pergunta:
 - Para que vou usar isso?
 Você já pensou em aprender esse conteúdo, em primeiro lugar pesquisando para responder esta pergunta?
Vamos aproveitar e construir gráficos utilizando software como o winplot? Será bem interessante.
Objetivo
Saber, que a trigonometria é usada em várias áreas das ciências, como a engenharia, a física, a astronomia, a navegação, etc.
Saber que o estudo da trigonometria está associado à figura do triângulo retângulo, ao ciclo trigonométrico.
Construir gráficos utilizando o software winplot.
Tarefa
1 - Realizar pesquisa em grupo sobre a utilidade da trigonometria
2 - Apresentar esses trabalhos de pesquisa
3 - Resolver exercícios situação de aprendizagem 3 do caderno do aluno 1 e fazer correção dos gráficos com o winplot
Orientação da Tarefa
1- Pesquisar sobre trigonometria utilizando as referências bibliográficas.
2- Orientação para uso do winplot.
-  Clique,nessa ordem:  janela, dim-2, ver,grade (em grade, colocar pi/2 em intervalo de x e clicar em pi, retangular, pontilhado), aplicar, fechar.
- Equação, explicita, digitar a equação já tem xsin(x), onde e está sin(x) deixar assim, você poderá alterar outros valores. Exemplo 2sin(x) – 3, escolha uma cor e ok. O seu gráfico estará pronto.
Tempo previsto: Cronograma
Atividade a ser realizada no decorrer do bimestre
Competências e Habilidades desenvolvidas:
- Ler e interpretar;
- Localizar informações;
- Realizar pesquisas na utilização da trigonometria;
- Estabelecer relação entre senos, cossenos e tangentes;
- Realizar cálculos matemáticos:
- Construir e interpretar gráficos;
- Identificar período, imagem e amplitude no gráfico.
- Saber utilizar o winplot
Avaliação
A avaliação será feita através da observação e acompanhamento constantes do professor e a entrega de trabalho de pesquisa e os gráficos:
1 - Desenvolvimento da atividade
2 - Apresentação do trabalho
3 - Participação do aluno
4 - Verificação das tabelas e gráficos.
5 - Nota valendo de 0 a 10 quando for entregue na data marcada, de 0 a 8 em uma segunda data.

Referências
- http://www.scribd.com/doc/19942994/A-Historia-da-Trigonometria
- http://aulasdematem.blogspot.com/2008/05/aplicao-da-trigonometria-no-nosso-dia.html
http://www.profgarcia.xpg.com.br/Aplicacoes_praticas_da_Trigonometria.htm
- http://www.cesec.ufpr.br/pet/biblioteca/diversos/trigonometria/pdf
- http://www.educador.brasilescola.com/estratégias-ensino/circulo-trigonometrico.htm
- http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/plano-aula-trigonometria-no-triangulo-retangulo-no-.htm
- http://www.youtube.com/watch?v=sReTktTAsuo
- GIOVANNI, José Ruy. A Conquista da Matemática. 8ª série . Editora FTD
- FILHO, Benigno Barreto - Aula por aula – 2º EM
- caderno do aluno1 e situação de aprendizagem 3

Conclusão
Na realização deste trabalho aprendemos para que serve a trigonometria e sua aplicação em diversas profissões e no dia a dia. Aprendemos também a utilizar um software (winplot), facilitando o aprendizado e ficando mais interessante a correção de exercícios, propostos na apostila.


20 comentários:

  1. Olá!!!
    Achei muito legal esse programa de gerar gráficos, gostei muito e parabéns pela atividade sugerida, principalmente com as referencias onde os alunos pode ir e pesquisar.
    muito legal parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Boa Tarde.
    Ficou interessante a forma que você desenvolveu a montagem do projeto.
    Prof. João

    ResponderExcluir
  3. Otima aula, mostrou um grande avanço na educação.

    ResponderExcluir
  4. muito interesante recomendo a vocês!!!!

    ResponderExcluir
  5. adorei a aula pois eu aprendi a matéria que eu tinha duvida...

    ResponderExcluir
  6. Olá achei muito divertido esse programa de criação de graficos,com uma aula diferente todos aprendem melhor.

    Dany

    ResponderExcluir
  7. Muito legal esse programa de gerar gráficos,muito interesante parabéns pela atividade sugerida.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a aula de hoje,pelo menos com essas aulas sai daquela mesmice, e com a professora Lirian as aulas ficam melhor ainda, pq ela sabe realmente explicar a materia.

    katherine

    ResponderExcluir
  9. Achei a atividade muito legal
    ajuda bastante a montar graficos
    e facilita muito.Parabéns pelo
    blog

    ResponderExcluir
  10. gostei muito dessa ideia,vai virar moda !!

    ResponderExcluir
  11. muito bom!
    parabens!!
    a professora é muito organizada.

    ResponderExcluir
  12. ACHEI OTIMO E MUITO LEGAL

    ResponderExcluir
  13. parabens professora obrigado por no ensinar

    ResponderExcluir
  14. Stéphanie Sunshine 2º C30 de novembro de 2010 às 13:00

    Achei a aula muito legal e interativa.
    Todos os alunos interagiram igualmente com a aula e todos tiveram um bom aproveitamento.
    A organização da professora contribuiu muito para que a aula fosse proveitosa.Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto.

    ResponderExcluir
  15. a aula foi muito proveitosa e interessante.fez com que os alunos interagissem e desse uma importancia maior a aula.com esses recursos novos e a organização da professora facilitou muito o aprendizado.espero que possamos usar muitas vezes mais no ano que vem e que esse avanço só venha crescer a cada dia.

    ResponderExcluir
  16. Participei da primeira experiência, aprendi e cresci como pessoal depois dessa aula fascinante.

    ResponderExcluir
  17. Com profissionais adequados e tecnologia de primeira, a qualidade das aulas melhoraram muito, e isso reflete nos alunos de hoje para os profissionais de amanhã.

    ResponderExcluir
  18. Foi uma das melhores aulas, essa experiência com a lousa digital nos proporcionou um conhecimento tecnológico dos tempos atuais.

    ResponderExcluir