Minha História

Você acreditaria que uma das alunas da classe, que mais detestava matemática, um dia seria professora desta disciplina? Pois aconteceu comigo.
Quase reprovei o 6º e o 7º ano. Quando fui para o 8º ano, mudei de período e conheci a professora Beatriz. Eu era uma aluna bem comportada e morria de medo da minha nova professora porque ela era muito exigente.
Certo dia, a prof. Beatriz precisou sair da sala por algum tempo e disse:
- Quando eu voltar quero essas duas equações prontas...
Pedi ajuda para os colegas e para meu desespero, ninguém sabia. Então fiquei em pé, na frente de todos e disse:
- O que eu faço com esses números?
Foi aí que a professora voltou, me viu ali e disse:
- Muito bem, já que você está em pé aproveite e resolva a equação na lousa.
Quase morri de medo e ela deve ter lido isso no meu rosto. Com muito carinho e paciência ela disse: - Vou te ajudar – aproximando-se do quadro, resolveu a equação junto comigo, explicando direitinho.
Voltei para minha carteira e tentei resolver a próxima equação com os colegas. Consegui, acertei e ganhei um elogio da Prof. Beatriz. Passei a me esforçar mais e aos poucos fui entendendo cada vez a matemática. Não era difícil como eu pensava. Aliás, nem era difícil, eu é que não tinha entendido antes.
Depois disso, passei a gostar da matemática e decidi ser professora. Adivinha de qual disciplina? De matemática!
Hoje, procuro ajudar meus alunos assim como fez minha querida professora Beatriz. Sou formada em ciências com habilitação em matemática, especialista em matemática pela Unicamp e psicopedagoga institucional pelo Unasp Campus 3.

Abraços a todos e um ótimo estudo de matemática!

domingo, 21 de novembro de 2010

Estatística - Organize sua agenda

Introdução
Caro aluno,
 Pensando na sua grande capacidade de alcançar os desafios e sucessos, essa proposta de trabalho visa buscar o seu aperfeiçoamento. O conteúdo do bimestre demonstra que neste tempo é requerido o seu desenvolvimento, onde gráficos, tabelas, colunas e outros alusivos, farão parte de seu cotidiano.
Objetivo
1- Conscientizar os alunos da importância na organização do tempo diário, para melhor desempenho, tanto acadêmico como em suas atividades diárias.
2- Construir tabelas e gráficos à partir de dados coletados com a própria classe.
 Tarefa
1- Pesquisa de campo com os alunos do 6º ano A e B
2- Construir uma tabela com os dados coletados
3- Construir gráficos com cada tabela apresentados nas atividades ( Word ou Excel).
Orientação
1- Pesquisa
a) Tempo de estudo:
- Revisar conteúdo ou estudar para avaliação
- Pesquisar
- Tarefas de casa
- Leitura
b) Atividades diárias:
- Horas de sono
- escola (estudo e caminho de ida e volta)
- Trabalho ( auxilio em casa)
- amigos
- lazer ( brincadeiras, internet, TV, etc)
2- Preencher a tabela
- Revisar conteúdo ou estudar para avaliação

Freqüência
0 a 30 min

30  a 1h

1h a 1h30

01h30 a 2 h

Mais de 2h



- Pesquisar

Freqüência
0 a 1h

1h a 2h

2h a 3h

Mais de 3h



Tarefas de casa

Freqüência
0 a 15 min

15min a 30 min

30 min a 1h

Mais de 1 h



Leitura

Freqüência
0 a 15 min

15min a 30 min

30 min a 1h

1h a 2h

Mais de 2h



Atividades diárias

Horas de sono

Freqüência
4h a 6h

6h a 7h

7h  a 8h

8h a 10 h

Mais de 10h



Escola (estudo e caminho de ida e volta)

Freqüência
4h a 6h

6h a 7h

7h  a 8h



Trabalho ( auxilio em casa)

Freqüência
0 a 30 min

30 min a 1 h

1h a 1h 30

Mais 1h 30



Amigos,lazer ( brincadeiras, internet, TV, etc)

Freqüência
0 a 30 min

30 min a 1h

1h a 2 h

2h a 3h

3h a 4 h

Mais de 4 h



3- Construir os  gráficos utilizando Word ou Excel.
4- Conclusão individual – Desafio para colocar em prática o conteúdo.
 Referências

http://webinsider.uol.com.br/2003/01/30/algumas-dicas-para-a-administracao-do-tempo/
http://www.dcc.unicamp.br/~hans/mc111/textos/tecest.html
http://www.educare.pt/educare/Opiniao.Artigo.aspx?contentid=103762311B783A1FE0440003BA2C8E70&channelid=0&schemaid=&opsel=2
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa_de_opini%C3%A3o#Liga.C3.A7.C3.B5es_externas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estat%C3%ADstica
http://www.bufaloinfo.com.br/artigos/artiword2.asp
http://pcworld.uol.com.br/dicas/2008/07/17/tres-dicas-para-construir-graficos-no-excel-de-forma-bem-simples/
Avaliação

A avaliação será feita através da observação e acompanhamento constantes do professor e a entrega de trabalho contendo os gráficos e tabelas levando em conta:

1- Desenvolvimento da atividade
2- Participação do aluno
3- Verificação das tabelas e gráficos


 Conclusão

Na realização deste trabalho aprendemos a coletar dados, fazer análise dos mesmos, interpretá-los e mostrar esse resultado em forma de gráficos e tabelas. Os gráficos e tabelas são uma maneira objetiva e prática de resumir informações tornando-as mais utilizáveis. Foi significativo o aumento no domínio de recursos da Web (Internet, Blogs, Sites, Word e/ou Exccel) e no entendimento da importância da estatística.
Estas atividades são o ponto de partida para mudanças na rotina diária de cada aluno para uma aprendizagem e uma vida melhor.  

2 comentários:

  1. Olá Prof°Liriam tudo bem ?

    Esse trabalho de Web Quest , foi , o trabalho mais interessante , que eu fiz desde que entrei na escola !!!...
    Foi um trabalho gostoso de fazer e divertido .(Para mim que não entendendo muito de computador , só foi difícil mexer com gráficos no Microsoft Office Word !!!!).
    Mas tirando isso professora foi muito legal .
    Desejo que a senhora recomende mais esse tipo de trabalho ...
    Prof°Liriam a senhora me ensinou a gostar de matemática !!!!....
    Beijos!!

    Aluna : Eduarda Araujo Baras !! 6°B Colégio Adventista de Hortolândia.

    ResponderExcluir
  2. Oi pro e o Gustavo F.
    Adorei fazer esse trabalho, foi bem interessante eu recomendo! ♥♥♥
    Te Amo pro!♥

    ResponderExcluir